Balanço Social 2013

Programa Attitude

Cidadania corporativa da Accenture Brasil



As práticas sustentáveis são o alicerce para a construção de um legado para as futuras gerações. O Programa Attitude, por meio das iniciativas de cidadania corporativa, concentra suas atividades em investimentos sociais estratégicos, na gestão de impactos ambientais e em programas de engajamento.

Investimento Social

Soluções inovadoras ampliam os impactos positivos nas comunidades: mais de 7.500 horas investidas em consultorias pro bono para o 3º setor. A estratégia global de investimento social da Accenture, Skills to Succeed (Competências para o Sucesso), é pautada em uma das principais competências da companhia: o desenvolvimento de talentos para o mercado. Os projetos de inclusão no mercado de trabalho e criação de renda são realizados por meio de apoio financeiro ou consultoria pro bono para organizações do terceiro setor que, no ano fiscal de 2013, somaram 7.509 horas. A Accenture leva sua expertise em consultoria para estas organizações e mantém uma abordagem multidisciplinar no investimento social.



ONGs parceiras em 2013

Artesol: Credenciada pela Unesco e Word Fair Trade Organization, desenvolve projetos e consultorias técnicas para artesões com o objetivo de promover a autonomia dos produtores e valorizar o patrimônio cultural brasileiro Gastromotiva: fornece curso intensivo para formação de auxiliares de cozinha com o objetivo de promover a transformação e inclusão social por meio da gastronomia.

Instituto Ayrton Senna (parceria estabelecida por meio da Lide Educação): organização sem fins lucrativos que pesquisa e produz conhecimento para melhorar a qualidade da educação pública do Brasil. Anualmente, capacita 75 mil educadores, e seus programas beneficiam diretamente cerca de 2 milhões de alunos em mais de 1.300 municípios nas diversas regiões do Brasil.

Junior Achievement: associação educativa, sem fins lucrativos, criada nos Estados Unidos, em 1919, com o objetivo de levar o empreendedorismo aos jovens, ainda na escola. Atua com aulas de preparação para o mercado de trabalho e perspectivas de carreiras. Proporciona oportunidade de criar, organizar, administrar uma miniempresa, vender ações, além de atuar com o programa sombra, em que os jovens seguem os passos de um executivo por um dia, para terem uma visão realista do mundo do trabalho.

Plan International: parceira global da Accenture que ajudou mais de 70 mil crianças e adolescentes com 50 projetos focados em direitos à educação, proteção contra a violência e melhoria econômica. Por meio do programa YES (Youth Employement Solution), realiza cursos profissionalizantes e facilita a inserção no mercado de trabalho de jovens de baixa renda. Para mapear as oportunidades no Nordeste, contou com a parceria da Accenture para elaborar o estudo de mercado e identificar as principais demandas por mão de obra em cinco cidades.

Rede Asta: apoia artesãos, prioritariamente mulheres, de locais de baixo poder aquisitivo das cidades do Rio de Janeiro e São Paulo. Fomenta o empreendedorismo e busca desenvolver os pequenos produtores por meio da oferta de treinamentos, da implementação e operacionalização de vendas dos produtos em seus canais de venda: por catálogo, via e-commerce e para empresas como brindes corporativos.

Youth Business International (YBI): parceira global, o YBI opera em 40 países no apoio ao desenvolvimento de jovens empresários. No Brasil, selecionou a ONG Aliança Empreendedora como seu parceiro principal para construir e coordenar um programa nacional que apoiará 1,2 mil empreendedores nos próximos três anos. A Accenture apoiou o YBI por meio de consultoria pro bono para a definição de seu parceiro estratégico, desenvolvimento do modelo de relacionamento e identificação dos indicadores de performance para acompanhamento.

Brasscom: A Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), em 2012 lançou, em parceria com o governo federal, o Brasil Mais TI. O projeto atua com a formação profissional por meio do tripé: conhecimento, capacitação e oportunidades. A Accenture é parceira financiadora desta iniciativa desde agosto de 2013.

Conexão
Criado em 2007 pela Accenture, em parceria com a Rede Cidadã, o Conexão é um dos principais expoentes para inserção no mercado de trabalho e aumento de renda. Desde sua fundação, já capacitou mais de 35 mil pessoas, empregou aproximadamente 16 mil e apoiou 403 empreendedores.

A metodologia desenvolve a cidadania, formação profissionalizante e empreendedora de jovens por meio de uma rede de parceiros e alianças estratégicas.

Financiado pela Accenture Foundation, o apoio local ao Conexão se dá por projetos de consultoria de gestão e de tecnologia, como a implementação do Sistema Accenture de Apoio à Inclusão Social (SAAIS), ferramenta de gestão de informações sobre os estudantes.



Programming for the Future

O projeto oferece treinamento em lógica, linguagens de programação (JAVA e ABAP) e curso de inglês para 50 alunos do Ensino Médio em Recife. Financiado pela Accenture Foundation, os cursos tem o objetivo de capacitar jovens em áreas relacionadas à tecnologia.